
A cidade de São Lourenço da Mata amanheceu nesta quinta-feira (11/12/2025) como um dos alvos da Operação Cátedra, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU). A ação tem como objetivo combater um esquema de corrupção, crimes licitatórios e lavagem de dinheiro envolvendo verbas de uma entidade federal de ensino.
Ao todo, cerca de 60 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco. Além das diligências em São Lourenço da Mata, a operação ocorre simultaneamente em outros sete municípios pernambucanos: Abreu e Lima, Barreiros, Bezerros, Escada, Paulista, Recife e Vitória de Santo Antão.
As investigações revelaram fraudes em licitações para a compra de gêneros alimentícios. Entre as irregularidades, foram encontrados indícios de falsificação de documentos, vínculos proibidos entre empresas concorrentes e repasses financeiros para servidores públicos através de contas de “laranjas”.
A Polícia Federal destaca que os desvios impactam diretamente a qualidade da merenda escolar, essencial para o bem-estar e desempenho dos alunos, além de comprometer insumos destinados a atividades acadêmicas.
⚖️ Os envolvidos são investigados por crimes como frustração ao caráter competitivo da licitação, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Se somadas, as penas podem chegar a 50 anos de reclusão. O nome “Cátedra” faz referência à cadeira do professor, simbolizando o local de ensino onde as fraudes ocorreram.
✔️ Se liga também em nosso site: www.camaragibeagora.com.br.
Envie as ocorrências da sua rua, bairro pelos whatsapp: 81988751690 ou 81985003663.

#camaragibeagora #relacionadas #operacaocatedra #policiafederal saolourencodamata





