
Chegou a hora da bola rolar nos campinhos de várzea da Terra dos Camarás. Na manhã deste sábado (29/03), a Prefeitura de Camaragibe, através da Secretaria de Esportes, abriu oficialmente a 24ª Copa Talentos de Futebol de Várzea, competição que poderá revelar futuros craques do esporte que é a paixão nacional. A abertura do campeonato aconteceu com noves jogos da primeira rodada durante o dia de hoje e o confronto inaugural foi entre as equipes Projeto Amigo 10 e Vasco F.C. (categoria Sub-15), no Estádio Luiz Alexandrino, na Vila da Fábrica, às 9h.
“O futebol é a paixão nacional de todos os brasileiros e em Camaragibe não é diferente. Temos vários times de várzea que semanalmente disputam competições e a Copa Talentos é uma excelente oportunidade das equipes mostrarem seu potencial e, quem sabe, revelar novos craques. Nossa missão também é fomentar o esporte e esta competição é uma prova do nosso compromisso. Que todos os participantes possam desfrutar dessa competição tão importante”, disse Diego Cabral, prefeito de Camaragibe.
O jogo começou disputado e o jogador Ribeiro abriu a contagem para o Projeto Amigo 10 com um belo gol de falta da intermediária, encobrindo o goleiro. Mas o Vasco foi valente e antes do intervalo chegou ao empate com Cabeça, que pegou rebote do próprio chute na trave. Na volta pra o segundo tempo, o Projeto Amigo 10 continuou pressionando e voltou à frente do placar, com Caio empurrando a bola para o gol após disputa legal com o goleiro. Antes do apito final, Miguel fez o terceiro gol fechando o placar em 3×1 para o Projeto Amigo 10, que começou a competição com três pontos ganhos.
A Copa Talentos é uma competição amadora que ocorrerá entre os meses de março e junho, segundo a Secretaria de Esportes, e vai distribuir prêmios do 1º ao 3º lugar das quatro categorias envolvidas (Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20). Ao todo, o certame conta com a participação de 18 equipes por modalidade, de Camaragibe e cidades vizinhas, e as partidas serão disputadas em vários campos de várzea dessas localidades. A segunda rodada da competição será realizada no próximo fim de semana, com jogos no sábado (05/04) e domingo (06/04).
“Essa é uma competição muito importante no calendário esportivo da cidade, uma tradição fruto da iniciativa do professor Ramos Silva, um grande incentivador do esporte em Camaragibe. O futebol de várzea é muito importante nas comunidades e é nosso dever fortalecê-lo, assim como os esportes em geral. O prefeito Diego Cabral, ex-jogador de futebol, conhece essa realidade e nada mais justo que incentivar uma competição tão importante”, afirmou o secretário de Esportes de Camaragibe, Neto Fonseca.
De acordo com a Secretaria de Esportes, no regulamento aprovado classificam-se para a segunda fase da competição duas equipes de cada grupo, com as de categoria inferior acompanhando as de categoria superior, permanecendo, dessa forma, os critérios de melhor índice técnico dentro das chaves e geral. Confira abaixo todas as categorias e equipes envolvidas na competição.
Incentivo – Homenageado pela organização da Copa Talentos pelos anos dedicados a incentivar os esportes em Camaragibe, o professor Ramos Silva, 73 anos, destacou a importância de competições amadoras como esta. “A prática de esportes e a educação são os melhores caminhos para afastar os jovens da violência, da criminalidade. Eu fico feliz de poder contribuir com a formação cidadã de muitos deles. Esses campeonatos são a minha vida, são anos me dedicando a isso com paixão e mais de 20 participando da Copa Talentos”, frisou.
Confira todas as categorias e grupos da Copa Talentos 2025
Categoria Sub-13 anos (12 equipes em 4 chaves de 3 equipes)
Chave A: Escolinha Tamos Juntos, União Céu Azul A e União Céu Azul B
Chave B: Olímpia (Paudalho), H.S. Aldeia e Real Vila Dourada
Chave C: Grêmio (UR-7), Revela Craque e Real Soccer
Chave D: Boa Vista, Fut. Cores e Academy Raio
Categoria Sub-15 (18 equipes em 6 chaves de 3 equipes)
Chave A: Projeto Amigo 10, Vasco F.C. e União Céu Azul
Chave B: Olímpia (Paudalho), H.S. Aldeia e Real Vila Dourada
Chave C: Grêmio (UR-7), Revela Craque e Real Soccer
Chave D: Boa Vista, Fut. Cores e Atlético Desportivo
Chave E: Caxangá Atlético, C.F.E.C. e Escolinha Chã de Cruz
Chave F: CT Ricardo Coutinho, Aldeia Viva e RC Camaragibe
Categoria Sub-17 (18 equipes em 6 chaves de 3 equipes)
Chave A: Projeto Amigo 10, Vasco F.C. e União Céu Azul
Chave B: Olímpia (Paudalho), H.S. Aldeia e Real Vila Dourada
Chave C: Grêmio (UR-7), Revela Craque e Real Soccer
Chave D: Barreirense, Atlético (Bairro dos Estados) e Academy Raio
Chave E: Caxangá Atlético, C.F.E.C. e Escolinha Chã de Cruz
Chave F: CT Ricardo Coutinho, Aldeia Viva e RC Camaragibe
Categoria Sub-20 (12 equipes em 4 chaves de 3 equipes)
Chave A: Projeto Amigo 10, Vasco F.C. e Nova Era
Chave B: Olímpia (Paudalho), H.S. Aldeia e Real Vila Dourada
Chave C: Park City (São Lourenço da Mata, Time de Bairro e Real Soccer
Chave D: Caxangá Atlético, C.F.E.C. e Escolinha Chã de Cruz
