
O prefeito Diego Cabral anunciou que vai pedir a Câmara Municipal a aprovação de uma lei que transforme o segundo domingo de setembro em data oficial
Milhares de pessoas estiveram na rua Ozeas Cavalcante, Vila da Fábrica, na tarde desde domingo (14), para assistir ao Desfile Cívico de Camaragibe. A solenidade reuniu 18 instituições de ensino, entre escolas municipais, estaduais e o Educandario Paulo Freire, que apoia o evento, com o tema “Educação para a liberdade e o desenvolvimento”. Vinte e três bandas marciais também se apresentaram. O percurso foi aberto por viaturas da Guarda Municipal.
O prefeito Diego Cabral parabenizou o Educandario Paulo Freire pela realização do desfile há mais de 30 anos e confirmou que a partir de agora, o evento passa a fazer parte do calendário oficial do município. “Vamos enviar uma lei para a Câmara Municipal instituindo o segundo domingo de setembro como o dia do desfile cívico de Camaragibe. Esse evento que congrega as escolas e bandas marciais não só de Camaragibe, mas de várias outras cidades, precisa ser preservado “, afirmou.
A primeira instituição a desfilar foi o CEMEI Judith Maria Brasil da Rocha, que atende crianças do Bairro de Tabatinga. Os pequenos estavam divididos em cinco alas com o tema “Campos de experiência que educam para a vida”, inspirado na Base Nacional Comum Curricular.
Na sequência, além da Educação outros temas como Meio Ambiente, Cultura, Inclusão, Paz e Cidadania, entre outros, foram tratados pelos estudantes.
O secretário de Educação, Iran Escobar, ressaltou a importância de estimular, nos alunos, o debate desses temas. “Quando eles se preparam para apresentar essas questões nos desfiles, estão, também, aprofundando o senso crítico”, afirmou. Iran também falou da participação da Prefeitura na organização do desfile. “Com a ampliação, tivemos que tomar uma série de providências do ponto de vista de infraestrutura que envolveu todas as secretarias”, explicou Iran
A professora Simone Valeriano, moradora da Vila da Fábrica aprovou o novo formato implantado pela Prefeitura. “Esse ano tem mais gente desfilando e assistindo. É muito importante que esse tipo de manifestação seja incentivado”, defendeu.
Foto Carol Bezerra
