
Agremiações fazem arrastão comemorativo na noite desta terça, 20, a partir das 19h
Duas das mais tradicionais agremiações carnavalescas de Camaragibe fazem aniversário nesta terça-feira e prometem muita comemoração. O Boi Rubro-Negro foi fundado em 20 de janeiro de 1965 por Doralice “Dora Dora” e o Urso Preto Mirim fundado em 20 de janeiro de 1989. A concentração para a comemoração dupla é em frente à casa de Dona Dora, na Rua Santa Verônica, 90, a partir das 19h.
A presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Camaragibe, Rosa Santana, ressalta a importância das duas agremiações. “O Boi Rubro-Negro é uma tradição familiar que se perpetua por gerações, sendo um patrimônio cultural vivo da cidade. Já o Urso Preto Mirim, além da importância cultural, forma carnavalescos, oferecendo oficinas gratuitas para todas as idades”, disse Rosa.
Aos 87 anos, Dona Dora, vai acompanhar a saída do brinquedo que ela fundou há 61 anos. A importância cultural da agremiação foi tema do documentário “Dona Dora – A mística do Boi”, que reflete sobre sua trajetória e contribuição para a cultura local.
O Urso Preto Mirim completa 37 anos em 2026. Além das oficinas de percussão, a agremiação é conhecida pelas apresentações com sua batucada composta por 60 componentes, no calendário cultural de todo o estado.
Serviço:
61 anos do Boi Rubro-Negro
37 anos do Urso Preto Mirim
Concentração: 19h
Rua Santa Verônica, 190






