
Nos dias 20 e 21 de maio, a Câmara dos Deputados foi palco de uma grande mobilização nacional com a presença de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), vindos de diversas regiões do país.
O motivo da concentração foi a realização de um seminário nacional para debater a PEC 14/21 e articular a celeridade da instalação da Comissão Especial que vai analisar a referida Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14.
A PEC 14/21 propõe o sistema de proteção
O seminário serviu como espaço de debate e escuta, reunindo parlamentares de esferas nacional estadual e municipal, além de representantes de executivos municipais, lideranças sindicais e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, a presidente do Sindicato Metropolitano dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, Rosileide Machado — que também ocupa o cargo de diretora pelo estado de Pernambuco como secretária-geral do Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE (FNARAS) — teve papel de destaque.
A expectativa dos trabalhadores é de que o Congresso Nacional reconheça a relevância da proposta e avance na valorização desses profissionais essenciais à saúde pública brasileira.
