Previsão é de que os serviços sejam executados em até dois meses após a visita dos técnicos do DER-PE, nesta sexta-feira (24/01)
A Prefeitura de Camaragibe, através das secretarias de Infraestrutura e Mobilidade e Transportes, anunciou, nesta sexta-feira (24/01), uma grande operação tapa-buraco em dois dos principais corredores viários do município: a Avenida Belmínio Correia (PE-05) e a Estrada de Aldeia (PE-027). Os serviços serão executados através de uma parceria da Prefeitura com o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) e deverão começar nos próximos dois meses.
O anúncio ocorreu durante uma visita técnica de um engenheiro civil do DER-PE, na manhã de hoje, com a presença dos secretários municipais Fernando Martins, de Infraestrutura, e Josemir Rufino, de Mobilidade e Transportes, na qual foram avaliados vários trechos das duas rodovias que necessitam de reparos e correções de asfalto. O objetivo, de acordo com a prefeitura, é dar mais segurança aos milhares de motoristas que diariamente circulam pelas duas vias e mais fluidez ao trânsito.
“As PEs 05 e 027 são extremamente importantes no deslocamento de pessoas no Grande Recife, são vias que sofrem um desgaste muito grande, tendo em vista a quantidade de veículos que circulam diariamente. Nosso dever é esse, atender as demandas da população e buscar as parcerias necessárias para melhorar a malha viária. Essa operação tapa-buraco vai dar uma renovada nas vias, mais segurança e fluidez ao tráfego”, declarou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.
Segundo o secretário Fernando Martins, a ação tapa-buraco é necessária tendo em vista a chegada da estação chuvosa nos próximos meses, o que pode agravar a situação de determinados trechos e elevar o risco de acidentes. Ele destacou a Avenida Belmínio Correia receberá a sinalização horizontal em toda a sua extensão. “Alguns trechos apresentam falhas distintas, como o desnivelamento do asfalto na altura da Estação Areinha do BRT, na entrada de Camaragibe, ou desgaste do asfalto, caso de um grande trecho na altura do km 6, na Estrada de Aldeia. Essa operação corrige essas falhas e dá mais segurança aos condutores de um modo geral”, explicou.
Na visita técnica, o engenheiro civil Antônio Carlos Santos de Lima, gestor de Contratos e Conservação do DER-PE, fotografou vários trechos das rodovias e elencou pontos críticos que apresentam falhas na malha viária, como buracos causados pelas intempéries ou excesso de carga de veículos pesados. Com a operação, os motoristas terão mais tranquilidade para circular pelas vias.
“Há trechos de muito movimento que necessitam de reparos e correções, a exemplo do desnivelamento do asfalto na entrada de Camaragibe (sentido Recife-Camaragibe), buracos na Avenida Belmínio Correia e falhas de asfalto em pontos da Estrada de Aldeia, como os quilômetros 1 e 2, e do 6 ao 10. Um relatório será elaborado para definir quais os materiais mais eficientes para a execução dos serviços, mas acreditamos que em até dois meses as obras começam”, destacou Antônio Carlos Santos.
Em relação aos serviços, que ainda não têm previsão de quanto tempo podem durar, Josemir Rufino ressaltou que parte da execução é complexa, uma vez que em alguns trechos existem tubulações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e obras da companhia de saneamento. Ele ressaltou, ainda, que em alguns locais o órgão fará a sua parte no que refere a reparos nas vias.
“Essa operação é muito importante para a mobilidade urbana, para a fluidez do tráfego nesses dois locais. Em alguns pontos, há serviços executados pela Compesa e nós faremos todo esse levantamento para que a companhia cumpra a sua parte, finalizando os serviços em sua totalidade, para o que o DER-PE possa executar as correções da malha viária também em sua totalidade”, pontuou Josemir Rufino.
Diego Cabral,olhe pra rua quer dar enfrente ao metrô,rua nova pegando com a Isabel Alves,essas ruas estão um nojeira e é cartão da integração de Camaragibe, é onde os ônibus entram e todo mundo vê a nojeira, é o teu nome que está em jogo,os visitantes vê tudo isso e pergunta sempre:uma rua dessa que todos vê e não é calçada.Ana Moura
Já se foi o tempo de tapar buraco…tem crateras profundas nos cantos da esteada PE27. Fica a mercê de um governo fraco e de duas prefeituras aquém. Tanto a de Paudalho, como a de Camaragibe, que só colocam meia sola e os buracos voltam a existir, no máximo 15-20 dias. Espero que o governo também dê a sua participação, já que são duas vias deles (Estaduais). Assim eu espero a NOVA PE 27 E PE 05 renovada com bastante iluminação, placas indicatórias e faixas bem marcantes, tudo dá melhor qualidade e com benefício a longo prazo, pois estas duas vias, tráfego, ônibus, caminhões de grande portes e muita demanda de carros e motos. Todos nós precisamos de duas vias de passagem, com elegância, segurança e paz no trânsito. Aguardando…
Só acredito vendo!! Trocaram até o nome do prefeito , Diego Cabral é prefeito de São Lourenço!! Nossa Camaragibe é a Prefeita Nadeje! com seus filhos deputados! Cadê vocês?? A eleição acabou! Sumiram!!