A escarlatina é uma doença contagiosa comum em crianças entre os 5 e 15 anos de idade que se manifesta através de dor de garganta, febre alta, bolinhas na língua com aspecto de framboesa e manchas vermelhas com coceira na pele.
Essa doença é causada pela bactéria Streptococcus beta-hemolítico do grupo A e normalmente é uma complicação de uma faringite ou de uma amigdalite bacteriana em que os primeiros sintomas surgem entre 2 e 5 dias após o aparecimento dos sinais de infecção e inflamação da garganta. A Escarlatina embora contagiosa, pode ser facilmente tratada com antibióticos como penicilina ou eritromicina, que são tomados durante 7 a 10 dias.
⭕ PRINCIPAIS SINTOMAS
O sintoma mais característico da escarlatina é o aparecimento de manchas ou bolinhas vermelhas na pele que aparecem no pescoço e no tronco e que, com a progressão da doença, passam a aparecer também no rosto, braços e pernas. Outros sintomas da escarlatina são:
✅ Dor e infecção na garganta;
✅ Coceira na pele;
✅ Rosto e boca avermelhados;
✅ Língua esbranquiçada;
✅ Náuseas e vômitos;
✅ Mal estar geral.
Normalmente os sintomas da escarlatina desaparecem 24h após o início do tratamento e após mais ou menos uma semana as manchas vermelhas desaparecem. Veja quais são outros sintomas da escarlatina.
⭕ COMO SE PEGA ESCARLATINA
A transmissão da escarlatina acontece pelo ar através da inalação de gotículas originadas da tosse ou espirro de uma pessoa infectada.
A escarlatina, embora seja mais comum em crianças, também pode afetar adultos, podendo acontecer até 3 vezes na vida, pois existem 3 formas diferentes da bactéria que causam esta doença. As épocas onde as crianças são mais afetadas são na primavera e no verão.
Ambientes fechados também favorecem a propagação da doença, como, por exemplo, creches, escolas, cinemas e shoppings. No entanto, apesar de uma pessoa poder entrar em contato com a bactéria causadora da doença, isso não quer dizer que ela a desenvolva, pois isso vai depender do seu sistema imune. Assim, se um dos irmãos desenvolve a escarlatina o outro pode apenas sofrer de amigdalite.
⭕ COMO É FEITO O TRATAMENTO
O tratamento da Escarlatina é feito com antibióticos como a Penicilina, Azitromicina ou Amoxicilina, que conseguem eliminar a bactéria do organismo. Porém, em caso de alergia à Penicilina, o tratamento geralmente é feito usando o antibiótico Eritromicina para garantir que não surjam reações alérgicas.
Geralmente, o tratamento durante entre 7 a 10 dias, porém após a 2ª dose do remédio é esperado que os sintomas aliviem ou desapareçam.
Comments