top of page
Foto do escritorEquipe CA

⚠️ NOROVÍRUS: O QUE É, SINTOMAS, TRANSMISSÃO E TRATAMENTO

Drª Sylvia Hinrichsen


Infectologista


O norovírus é um tipo de vírus com alta capacidade infecciosa e de resistência, que é capaz de permanecer em superfícies com as quais a pessoa infectada teve contato, facilitando a transmissão para outras pessoas.

Esse vírus pode ser encontrado em alimentos e água contaminados e é um dos principais responsáveis pela gastroenterite viral nos adultos, diferentemente do rotavírus, que infecta mais frequentemente crianças.


Os sintomas da infecção pelo norovírus incluem diarreia intensa seguida de vômitos e, muitas vezes, febre. Essa gastroenterite normalmente é tratada através de repouso e ingestão de bastante líquidos, isso porque o vírus possui alta capacidade mutacional, ou seja, existem vários tipos de norovírus, sendo difícil o seu controle.


Principais sintomas


A infecção pelo norovírus leva a sintomas graves e que podem evoluir com desidratação. Os principais sintomas da infecção pelo norovírus são:


▶️ Diarreia intensa e não sanguinolenta;


▶️ Vômitos;


▶️ Febre alta;


▶️ Dores abdominais;


▶️ Dor de cabeça.


Os sintomas surgem normalmente 24 a 48 horas após a infecção e duram em torno de 1 a 3 dias, mas ainda é possível transmitir o vírus para outras pessoas até 2 dias após o desaparecimento dos sintomas


Como acontece a transmissão


A principal via de transmissão do norovírus é a fecal-oral, em que a pessoa torna-se infectada ao consumir alimentos ou água contaminados pelo vírus, além de poder haver a transmissão por meio do contato com superfícies contaminadas ou contato direto com a pessoa infectada. Além disso, mais raramente, a transmissão do norovírus pode acontecer por meio da liberação dos aerossóis no vômito.


É possível que existam surtos dessa doença em ambientes fechados, como navios, escolas e hospitais, já que não há outros meio de propagação do vírus sem ser o organismo humano. Por isso, é importante lavar bem as mãos e evitar ficar no mesmo ambiente fechado que a pessoa infectada.


Como é feito o tratamento


Não existe tratamento para a gastroenterite provocada pelo norovírus, sendo recomendado o repouso e a ingestão de bastantes líquidos para evitar a desidratação. Também pode ser utilizado medicamentos para aliviar as dores, como o Paracetamol.

Pelo fato de existirem várias formas do norovírus devido a diversas mutações, ainda não foi possível criar uma vacina para esse vírus, no entanto, estuda-se a possibilidade de desenvolver uma vacina periódica, como acontece com a gripe.

A melhor forma de evitar a infecção por esse vírus é lavar as mãos antes e após ir ao banheiro e antes de manipular os alimentos (frutas e verduras), desinfectar objetos e superfícies que estão potencialmente infectadas, assim como evitar compartilhar toalhas e evitar consumir alimentos crus e não lavados. Além disso, se em contato com a pessoa infectada, evitar colocá-las na boca, nariz ou olhos, pois correspondem à porta de entrada do vírus.


156 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page